Fui ajudar a fazer o Genkidama!

Você vai ser redirecionado automaticamente! Ou pode clicar em
http://xilfx.com.br
e atualizar seus favoritos!

3 de abr. de 2012

Ura Sunday – A Sunday Reversa, primeira antologia exclusiva pra web nas grandes.

Yo!

Pra sair do hiato, só noticia boa mesmo, né? E essa aqui? A Shogakukan, anunciando de sopetão via Twitter a sua Ura Sunday, uma antologia feita para a internet, pela equipe da outrora maior influência do mercado de mangás.

frame99_logo

Ura Sunday, por enquanto, ainda não tem muitos detalhes mas já divulgou seus primeiros artistas e sua linha editorial.

 

“Você quer aproveitar seus mangás com mais liberdade?

Você quer dividir seus mangás com mais liberdade?

Você quer criar seus mangás com mais liberdade?

Quebrando a tradição das regras do mangá,

Vai começar o site de quadrinhos que vai contra a maré.”

 

Os autores iniciais que foram anunciados são:

Robinson Haruhara

ONE

Daromeon

Yabako Sandrovich

Takusu Totsuka

MITA

com um “and more…”, que pode significar que a lista inicial pode ser ainda maior.

 

O que eu acho?

Já chegou a hora de ter alguém das quatro grandes japonesas arriscando coisas desse tipo. E, pra mim, era o caminho natural do mercado japonês. As antologias tradicionais japonesas têm a função, no mercado, de difundir os títulos, oferecendo variedade em um preço acessivel (antologias de 400 páginas pelo equivalente a 6 reais, mais ou menos). Assim, alguns titulos fortes sustentam outros menores e dão chance de eles crescerem ou de simplesmente, existirem. Uma Jump nunca teria um Gintama ou Sket Dance se One Piece e Naruto não sustentassem a venda. É o mainstream que sustenta o “underground”.

Mas em tempos em que o papel fica cada dia mais caro, existe um pensamento coletivo sobre sustentabilidade, aliado ainda ao cada dia maior conforto das mídias eletrônicas, talvez chegue o dia em que a web sirva de terreno para plantar novas sementes e cultivar séries para depois serem encadernadas.

A proposta da Ura Sunday é interessante, mas os artistas ainda são muito desconhecidos. Não duvidaria nada se mais pra frente, fosse anunciado pelo menos um grande nome para servir de carro chefe (Adachi? Takahashi?) mas por enquanto, o negócio é ficar de olho e seguir o perfil dela no Twitter, @urasunday.

ATUALIZAÇÃO: começa a funcionar dia 18 de Abril, de acordo com o Twitter oficial.

Um comentário:

  1. Ao lançarem um projeto como a Ura Sunday, a Shogakukan inicia uma tendência mundial no Japão. Digo isso em vista de que, nos EUA, a Shonen Jump seguiu os mesmos passos, deixando o impresso para seguir vida no online.

    O formato não é só econômico como é também prático. Ainda assim, gostaria de ver os encadernados chegando ao mercado, pois nada nesse mundo substitui, para mim, o cheirinho do papel bem impresso.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails