Fui ajudar a fazer o Genkidama!

Você vai ser redirecionado automaticamente! Ou pode clicar em
http://xilfx.com.br
e atualizar seus favoritos!

25 de dez. de 2011

Páginas finalizadas, última checagem

BakumanYo!

É Natal e eu tenho um presente para vocês! A última parte dessa série de matérias!

Finalizou tudo, tá pronto pra entregar seu manuscrito? Hora de uma última checada!

 

 

 

Dando continuidade nos posts sobre checagem de material, vamos ver agora alguns pontos que eu acho importante ao ver uma página finalizada. Deixo aqui umas observações: essa é a minha forma de olhar, não digo que é perfeita e que vai garantir um material sem falhas, assim como todas as outras dicas que dei. E foi feita para artistas com uma certa experiência, não é um material didático, essa nunca foi minha proposta.

 

KishimotoOk, então vamos lá. Antes de tudo, espero que entendam que não vou chover no molhado. Se você está avaliando seu próprio material, tenha confiança de que fez um bom desenho. Se está olhando de outro, tenha em mente que o primeiro de tudo é o desenho estar correto e compreensivo, pelo menos, mesmo que não seja tão bonito. A maior parte dos leitores não entende nada de desenho, mesmo entre aqueles que supostamente entendem por “lerem quadrinhos a muitos anos”. Por isso, nem vou falar de desenho, que eu nem costumo levar muito em conta quando olho páginas finalizadas, pelo menos não naquele básico de anatomia, proporção, perspectiva, etc, que é obrigação saber.

 

Páginas originais de One Piece 01, com manchas de tinta e tudo.Então, antes de tudo, para artistas, ao terminar de finalizar uma página, existe um detalhe importante que é preciso fazer. Olhar tudo em volta, se não esqueceu de fazer algum cenário, efeito, detalhe do personagem, etc. Muitas vezes, sobra lápis nos cantos dos quadros e principalmente, junto do traço à tinta. Isso pode deformar seu traço ao ser escaneado. Aproveite pra, depois disso, passar uma vassourinha (tipo aquelas que o Eiji Niizuma usa em Bakuman, em forma de asas) pra limpar os restos de borracha, tirar pó… Nada de soprar, passar a mão, que no geral pode não acontecer nada, mas na pressa pode causar acidentes na sua página. Limpeza e cuidado são pontos que os japoneses levam muito à sério ao ver um original, e eu também presto atenção nisso.

 

Agora os pontos.

Zetman invertidoZetman, original-Já olhou sua página espelhada? Se foi feita manualmente, olhando o verso contra a luz, ou numa mesa de luz. Se foi feito digitalmente, simplesmente dando um mirror horizontal. Sempre é bom você fazer isso, porque muitas vezes, nosso cérebro nos engana. Um desenho que parece perfeito, ao ser invertido, nos mostra defeitos de proporção. Todo grande desenhista faz isso, e não leva mais que um minuto. Faça disso um costume.

 

-A interpretação dos personagens está satisfatória? Olhe as expressões, o corpo, mãos… O personagem precisa passar a idéia da cena com perfeição. Um grande roteiro pode ser destruído por um desenhista muito bom mas com pouca noção de interpretação. O que acontece muito é dos desenhistas terem suas quatro expressões favoritas. Alguns chegam a ter dez. Mas o ideal mesmo é você ter como fazer qualquer expressão que for necessária. Muitas histórias são contadas por nuances. Uma cena de felicidade pode esconder um pequeno drama em uma expressão, em um olhar baixo.

 

Hagaren-A página está muito preta, muito branca? Se o contraste da sua página tem problemas, ela será pouco atraente. Muito branca passa uma impressão muito vazia e, para muitas pessoas, parece preguiçoso. Muito preto, deixa tudo confuso, dificil de ler, lento. O ponto ideal é 60% de preto na página, que você não teria como medir sempre, por isso, basta pensar que se está um pouco mais preto do que branco, está bom. Olhe a página de uma distância média e desfoque o olhar (no computador, ative um blur suave) para perceber as manchas, as áreas que o cerebro vai identificar como preto ou cinza. O olhar vai buscar áreas brancas pra se guiar.

 

-Balões e espaços estão do tamanho certo? Muito grande deixa o texto nadando dentro. Muito pequeno, deixa o texto expremido. Tente calcular o espaço ideal para o texto ao fazer os balões, ou faça eles digitalmente. Espaços entre quadros devem ser o suficiente para demarcar onde começa e acaba os quadros, para a visão não fugir. Costume fazer espaços horizontais maiores e verticais menores, isso ajuda a organizar a ordem dos quadros. E não deixe nenhum quadro ser dividido na mesma linha do outro em blocos diferentes. Isso ajuda a separar os quadros entre si e não causar a impressão de que são continuos, como quadros cortados por um outro sobreposto.

 

One Piece, detalhe do letreiramento com adesivos-A narrativa acompanha? Muitas vezes, o artista muda uma página enquanto faz porque teve uma ideia, preferiu fazer de outra forma. Sem problemas, desde que isso não tenha alterado a narrativa, a condução do leitor pela página. Na dúvida, confira no name.

 

-O traço está constante? Os personagens não parecem mudar no meio da história, ficar com o rosto diferente, anatomia diferente? Isso acontece muito, principalmente em primeiros capítulos, por falta de prática em desenhar o personagem. Muitos autores famosos dizem que levaram anos até poder desenhar os personagens sem referência, seus próprios personagens. Por isso, tenha colado na sua frente diversas ilustrações dos seus personagens e adicione novos sempre que tiver alguma expressão, algum ângulo novo. Faça uma pasta de pesquisa rápida, pra poder conferir sempre que precisar. Tome cuidado principalmente no protagonista e nos personagens de apoio mais constantes na trama.

 

Página dupla de One Piece-Por último, olhe cada página no geral. Ela está balanceada, não parece estar toda carregada pra cima, pra esquerda, pra direita? São erros comuns, concentrar demais a página em um quadro mais interessante, ou mais divertido de desenhar e deixar todo o resto em um nível mais baixo. Olhe retículas também. O segredo das retículas está em quanto você pode fazer sem usar elas. Seja econômico, não porque são caras (hoje em dia, se faz digitalmente) mas porque elas podem tornar sua página poluída e dificil de ler.

 

Os artistas, principalmente os que só desenham e não escrevem, costumam ter algumas manias de ilustrador. Todo quadro precisa ser visualmente belo, sempre que um personagem aparece precisa posar, closes, closes, closes. Artistas acostumados com ilustrações não gostam de quadros de ambientação, de posicionamento, quadros de passagem. Mas os quadros são todos necessários para se contar uma história. Por isso, desenhista, não tenha medo de fazer um quadro com apenas cenário e gente de costas. Desenhe copos e vasos em destaque com a perfeição de seus personagens, ou até mais. Não tenha medo também de fazer cortes estranhos, como na linha do nariz, meio rosto, um quarto de rosto, garganta, detalhe na roupa… Nem todo quadro que aparece personagem precisa aparecer cabeça. Aprenda a ousar nos cortes pra contar sua história.

 

Gundam OriginO detalhe do preto na página é um tanto polêmico. Podemos dar dezenas de exemplos de quadrinhos densos e escuros, desde Sin City, de Frank Miller, até Gundam Origin, de Yasukazu Yasuhiko. Alguns outros, completamente cobertos de retículas, como École du Ciel, do Haruhiko Mikimoto. Mas como conduzir uma boa história em páginas escuras?

A solução é usar o branco. Bordas ou espaços brancos em volta de destaques valorizam eles e tornam até mais chamativos. Principalmente em volta de rostos, que são os detalhes que os leitores sempre buscam primeiro em um quadro enquanto leem. Basta ver o caso de One Piece, que é completamente sujo, detalhista ao extremo em cenários repletos de personagens, objetos, barcos, sujeira, sangue… Mas em volta dos personagens, sempre tem um espaço em branco, o cenário é levemente apagado, em degradê.

 

20th Century BoysExiste um grande problema sempre que você começa uma coisa nova, não só desenhando, mas trabalhando, se divertindo… Que é o hábito. Muitas histórias começam com traços inconstantes por causa da falta de hábito do autor em fazer quadrinhos, desenhar o mesmo personagem em vários ângulos. Isso se resolve, em um novo trabalho ou em uma nova história, sempre da mesma forma: com prática.

Por isso, muitos autores de mangá acabam tendo personagens parecidos de uma história pra outra e até mesmo na própria história. É muito mais cômodo usar algo que você já tem no repertório do que criar algo do zero de novo, repensar como vai desenhar certos ângulos, certas expressões, treinar a mão… Mãos habituadas também são um problema, porque elas desenham sozinhas o que elas costumam desenhar mais, mesmo quando você precisa desenhar outra coisa. Como eu já disse, prática. Aumente seu repertório desenhando sempre, e variando entre seus personagens.

 

 

E é isso, pessoal! Com isso, podem fechar seus originais e enviar para a Ação Magazine! Se você não sabe do concurso da revista, leia mais aqui e participe! O prazo é até o último dia útil de Janeiro de 2012, então mande e venha ser chicoteado por mim, todos os meses, na Ação Magazine!

3 comentários:

  1. Muito boa as dicas Fabio, agora estou mais confiante ainda!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ótimas dicas. Coisas que levaríamos anos para perceber...

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails